Início da Reforma da Casa da Cultura


A partir da semana que vem inicia-se a reforma da Casa da Cultura “Pedro Mattar Filho”. A Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através do Departamento de Cultura e Turismo, reformará este prédio com a verba do ICMS Cultural arrecadado neste ano. Inicialmente serão reparados os telhados, portas, janelas e rede elétrica.
A diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Elizabeth Junho Giovanini explica que a Casa de Cultura, assim como outros locais de São Gonçalo do Sapucaí, são bens tombados e por lei é obrigatório que a administração municipal utilize parte da verba, valor inferior a 50% dela, na aplicação de reformas de patrimônios tombados.

Segundo a diretora de Cultura este ano foram tombados oito bens: Praça Coronel Alberto Siqueira, Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Prédio da Casa da Cultura, Fachada do Prédio da Santa Casa de Misericórdia, Fachada do Prédio da Escola Estadual “Dr. João Pinheiro”, Ponte Pênsil Afonso Pena, Liteira de Campo. “Nenhuma gestão como esta se preocupa tanto com o patrimônio cultural de nosso município. Este ano enviamos a documentação destes oito imóveis para fase de tombamento porque um prédio tombado recebe verba cultural do Governo Federal para manutenção e restauração”, comenta.
Hoje a Casa da Cultura “Pedro Mattar Filho” é um bem imóvel que foi adaptado para o funcionamento do Setor de Cultura e Turismo do município. O prédio foi dividido em vários setores e ainda abriga o acervo do Museu Bárbara Heliodora e também conta com algumas importantes peças de museu como objetos domésticos, ferramentas, instrumentos, mobiliário, entre outros. O Museu tem o acervo da Igreja Católica “Memorial do Cônego Arnaldo Jerônimo da Costa”. Outras salas foram destinadas aos setores da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e departamento de Engenharia e Arquitetura da Prefeitura Municipal. No segundo pavimento há salas reservadas para exposição e homenagens a médicos, prefeitos, diretores e ao folclore sãogonçalense e ensaios musicais.

Postado por Dito Cunha on 15:11. Arquivado em , , , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0

0 comentários na postagem Início da Reforma da Casa da Cultura

Deixar Comentários

Video

FLICKR PHOTO STREAM

2012 Dito Cunha. Todos direitos reservados. - Editado por Breno Paulino