Começa a 132° Festa do Rosário
cultura, sociais 07:06
Quinta feira, dia 17, foi dada o início a 132° Festa do Rosário, considerada uma das maiores manifestação cultural e religiosa de influencia negra em todo o Sul de Minas. São nove dias de novena e quatro de muita festa, a comissão organizadora do evento estima que este ano o Largo do Rosário receba um público recorde.
Para a secretária municipal de Governo, Patrícia Cunha, a Festa que tem mais de 100 anos, vem recebendo o total apoio da Prefeitura e a cada ano que passa vem melhorando a sua programação com a realização de grandes shows e conta com nove ternos nesta edição.
A programação religiosa começou com a novena na Igreja do Rosário, e a apresentação dos termos de congadas com o levantamento dos mastros.
A Festa foi aberta pelo prefeito Dito Cunha que falou “ser um prazer receber os ternos de congo, visitantes e barraqueiros, que todo ano faz da festa um grande acontecimento”. E completa dizendo “essa é a melhor festa de congo da região e declaro aberta a 132° Festa do Rosário”.
O show foi aberto pela banda Minas Brasil que também é da cidade. As principais atrações deste ano vão ficar por conta do grupo obaoba Samba House, Gang Lex, Master banda show e Edson e Hudson e banda locais, além do esperado show de calouros que será apresentado no dia 20 às 20h.
Os ternos que participantes são: São Benedito (Oswaldo de Souza), São Elesbão (José Geraldo Camilo), Nossa Senhora Aparecida (Dimas Paulo Belarmino), Nossa Senhora do Rosário (José Calisto), Nossa Senhora Aparecida ( Francisco Augusto Neves), São Benedito (Joaquim Quirino Silva), Santa Efigênia (José Onofre Gonçalves), Santa Luzia ( Maria Irene Duarte) e São Gonçalo do Amarante (Valdir Lourenço Cândido).