Farmácia de Minas é inaugurada em São Gonçalo do Sapucaí
eventos, saúde 03:38
A unidade da Farmácia de Minas de São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas, foi inaugurada nesta manhã às 10h. Este é um programa do Governo de Minas Gerais em parceria com os municípios. O objetivo é ampliar o acesso e o uso racional de medicamentos, com distribuição gratuita de 240 itens, para atender uma média de 3 mil pacientes/mês.
A Farmácia de Minas funcionará na Rua Prefeito José Jorge, das 8h às 16h e contará com atendimento do farmacêutico José Roberto Oliveira da Silveira e dois atendentes.
Os gasto e despesas da unidade serão de responsabilidade do município, com exceção dos medicamentos fornecidos pela comissão tripartite de saúde que conta com o apoio do Governo Federal e o Governo de Estado.
Segundo a secretária de saúde Vanessa Ferreira Gonçalves, a unidade conta com uma lista básica de medicamentos fornecida pelos SUS( Sistema Único de Saúde), além de mais 100 itens, incluindo os medicamentos de alto custo que são fornecidos com recursos próprios do município. O atendimento terá mais comodidade e rapidez. “O gerenciamento da unidade será toda informatizada com cadastro dos pacientes e os medicamentos retirados por eles,” disse.
“A Farmácia de Minas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em que os pacientes terão uma referência de onde pode encontrar os medicamentos necessários e um ambiente acolhedor”, ressalta a representante do GRS de Varginha, Patrícia das Graças Rodrigues Reis (direita).cadastro dos pacientes e os medicamentos retirados por eles,” disse.
Segundo a engenheira civil, Ursula Cheim, a unidade é uma obra conquistada dentro do que foi previsto, apesar de alguns contra tempos, pelo fato da farmácia não funcionar mais do posto de saúde “Dr.Penha Nunes” e passará a funcionar de uma forma mais apropriada e confortável para a população. “A obra teve um custo de R$ 126 mil e ocupa uma área de 62 m² construída e corresponde à todas as normas da ANVISA”, conclui.
Estiveram presentes no evento grande parte da comunidade sãogonçalense, a representante da GRS (Gerencia Regional de Saúde) de Varginha, Patrícia das Graças Rodrigues Reis, secretários municipais e vereadores.