Museu Bárbara Heliodora possui interessante acervo


O Museu Bárbara Heliodora de São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas, foi instituído através de lei municipal na década de 1960, e desde então foi ampliando seu acervo através da doação de moradores. São diversos itens que vão desde objetos pessoais até instrumentos do dia-a-dia da população como uma batedeira de manteiga.
Das peças mais importantes do museu, pode-se destacar a tela de São João Batista, que pertenceu à Igreja Matriz de São Gonçalo do Sapucaí. A tela de autor desconhecido, restaurada em Ouro Preto, deslumbra pela sua técnica e perfeição. Também existe uma liteira de campo, do século XIX, que pertenceu à família Junqueira. A liteira expõe toda a luxuosidade do século em que a agricultura e riqueza da agricultura emergia no cenário local.
Dos objetos pessoais, vale citar uma xícara que pertenceu a João Antônio de Lemos, o barão do Rio Verde, além de uma forma de chapéus, que fora usada em sua pioneira fábrica na cidade. Os corredores do museu expõem várias fotografias que recontam a história do município, além da galeria com todos os prefeitos municipais desde a criação da Comarca, e o "Memorial Cônego Arnaldo", que traz roupas, objetos e instrumentos gerais usados pelo falecido sacerdote.
O museu funciona na Casa da Cultura “Pedro Mattar Filho” e está aberto a visitas, desde que previamente marcadas. O telefone para agendamento é (35) 3241-2736.

Algumas imagens do acervo:














Postado por Dito Cunha on 12:16. Arquivado em , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0

0 comentários na postagem Museu Bárbara Heliodora possui interessante acervo

Deixar Comentários

Video

FLICKR PHOTO STREAM

2012 Dito Cunha. Todos direitos reservados. - Editado por Breno Paulino