Através de uma gestão comprometida, São Gonçalo reconstruiu sua imagem no cenário político


Com o isolamento político, geográfico e administrativo que veio afetar o município por questões políticas. Rapidamente fomos atingidos por um processo de estagnação em todos os âmbitos, que podem ser comprovados com a perda dos municípios de Turvolândia e Heliodora, antes pertencentes a nossa Comarca.
Em conseqüência desse processo São Gonçalo do Sapucaí, iniciou uma trajetória decadente que afetou principalmente a sua economia e a sua importância política no cenário estadual e nacional. Cidades da micro região, que eram política e até mesmo financeiramente “dependentes”, iniciaram um processo de aproximação com outros centros como Varginha e Pouso Alegre, causando o afastamento inevitável e altamente nocivo a política socioeconômica do Município.

Cordislândia, Turvolândia, Careaçu, Heliodora e Silvianópolis passaram a ter relações interdependentes, com outros centros como Pouso Alegre, Varginha, Machado, etc.. Após estes longos anos de separação e anulação de uma cultura com essas cidades vizinhas, percebe-se atualmente, uma mudança latente neste aspecto, que foi alcançada devido uma boa relação com o Governo Estadual que modificou o cenário político e a imagem de São Gonçalo do Sapucaí. Dito Cunha conta que em sua gestão, ele procurou melhorar a infra-estrutura da cidade e buscou apoio de Deputados e entidades que se comprometeram com a população sãogonçalense. “Nossa administração trouxe o apoio e o comprometimento de nossos representantes políticos na esfera estadual e federal. Trabalhando em conjunto com entidades de vários segmentos, como a COOPERVASS, EMATER, ACISGON, APAS e outras, que também buscam o desenvolvimento, resgatamos os antigos valores históricos e políticos tradicionais da nossa terra. Não permitimos que as questões político- -partidárias prejudicassem nosso município, pois enxergamos que dessa maneira conseguiriamos resgatar os sentimentos de orgulho e auto estima dos sãogonçalenses”, diz.

Segundo o Secretário de Planejamento, José Ibrahim Nogueira, as consequencias do isolamento político e geográfico nos trouxeram inúmeros problemas, tais como: a falta de investimento em grandes obras, a perda de cidades da Comarca, a diminuição dos investimentos da iniciativa privada, a falta de motivação dos sãogonçalenses e, o mais grave: o esvaziamento populacional, já que a população migrou para centros maiores em busca de novas oportunidades de trabalho e conhecimento. Mas, de acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de São Gonçalo cresceu. A população em 2007 era de 22.751 habitantes e no último Censo, obteve um aumento de quase 10%, índice superior a várias cidades da região. “Através de uma visão moderna de administração, revertemos este processo de isolamento. Trabalhando com uma gestão comprometida, controlamos a migração, a prova disso são os.supermercados e lojas que se instalaram e estão investindo na cidade. atraímos investimentos externos, de outros Estados e principalmente doas empresas locais que estão ampliando, construindo e consequentemente gerando mais mão de obra. Entretanto, toda esta mudança é um trabalho contínuo e acreditamos que estamos no rumo certo”, ponderou.

O deputado Dilzon Melo, em uma solenidade da Câmara Municipal, reconheceu o trabalho de desenvolvimento realizado na gestão do Prefeito Dito Cunha. “O Dito é um dos melhores prefeitos que São Gonçalo do Sapucaí já teve, porque trabalha com humildade e esforço e fez aqui um rol de obras e ações que vão entrar para a história”, disse.

O jornalista esportivo, Chico Maia, que também esteve na cidade na solenidade da Câmara, também ressalta, em sua coluna do Jornal o Tempo, a boa estrutura da cidade de São Gonçalo do Sapucaí. “São Gonçalo de cara impressiona pela excelente sinalização, uma deficiência mineira, principalmente de Belo Horizonte, que precisa corrigir essa falha com urgência, já que a Copa das Confederações bate às portas”, expôs.

Este processo de reconstrução da imagem do Município já trouxe a agência do INSS, que será uma microrregional e atenderá as demandas dos municípios vizinhos. Através deste trabalho de desenvolvimento, a reinclusão de São Gonçalo do Sapucaí em um cenário microrregional vai além: como exemplo, a pavimentação da estrada que liga São Gonçalo do Sapucaí à Cordislândia. Concluída, a obra, empreendida pelo programa Pro Acesso do Governo Estadual irá reaproximar as duas cidades, alem criar um corredor entre as BR`s 381 e 267.
O Governador Anastasia informa que em breve a da estrada de São Gonçalo do Sapucaí à Cordislândia será terminada e ele virá inaugurá-la. “Gostaria de saudar vereadores e Prefeito de São Gonçalo do Sapucai, pelo excelente trabalho e dizer que a cidade continua receber os melhores aplausos não só do Governo de Minas, mas do povo de nosso Estado que reconhece São Gonçalo como pólo progressista de nossa economia. Tenho certeza que nos próximos anos melhores notícias ainda virão. Em breve, vou a esta terra querida para estar com todos, especialmente para inauguração da tão esperada estrada que liga São Gonçalo do Sapucaí ao município de Cordislândia que já em fase final”.

Em outro programa, o Caminhos de Minas, o acesso entre Cordislândia e Carvalhópolis também será pavimentado. As duas estradas ligará estas cidades às Rodovias MG 453 e BR 491, interligando Machado e Alfenas respectivamente. A distância entre São Gonçalo e Alfenas será encurtada em 60km em relação ao caminho atual, utilizando-se a Rodovia Fernão Dias. Quando a conclusão destas obras, a cidade de São Gonçalo do Sapucaí já estará com uma estrutura satisfatória e uma gama de serviços e produtos para oferecer aos vizinhos. Diga-se de passagem, que tal fenômeno já tem ocorrido. Pessoas de cidades vizinhas como Careaçu estão deixando de ir fazer suas compras em Pouso Alegre e procurando São Gonçalo.
Os preços do comércio sãogonçalense, principalmente no ramo alimentício, são equiparados aos das vizinhas Pouso Alegre e Varginha, chegando até a se encontrar produtos mais em conta do que na primeira opção.



Postado por Dito Cunha on 15:18. Arquivado em , , , . Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta postagem através do RSS 2.0

0 comentários na postagem Através de uma gestão comprometida, São Gonçalo reconstruiu sua imagem no cenário político

Deixar Comentários

Video

FLICKR PHOTO STREAM

2012 Dito Cunha. Todos direitos reservados. - Editado por Breno Paulino